Aprenda a ajustar ganho do amplificador, você tem certeza que sabe fazer isso?

Eis aqui um dos maiores causadores do famoso (meu som queimou do nada). Aprenda aqui a como ajustar ganho ou sensibilidade


Este é um ajuste que praticamente todos dizem saber ajustar, mas quando perguntamos qual é a regra, como se calcula o ajuste, quase ninguém realmente sabe. Vamos ser humildes e aprender, há consumidores (de diversas marcas) tendo problemas com isso, pois há revendedores que não querem aprender porque acham que já sabem tudo.

Ajuste errado vai dar problema lá na frente. Há revendedores que “lavam as mãos” alegando que o ajuste estava perfeito, já que o carro saiu com o som tocando normalmente da loja. E após algumas semanas ou meses, os problemas começam a ocorrer. É como colocar óleo errado no motor do carro, vai sair andando normalmente da oficina para começar a apresentar problemas meses depois. A culpa não é dos produtos ou do consumidor, nesse caso é do ajuste mal feito.

Em eventos do segmento, conversamos com outras marcas de amplificadores e todos nós fabricantes percebemos a mesma dificuldade – quase ninguém quer aprender a ajustar ganho, pois consideram já saber e ajustam no “achismo”, sem base técnica alguma.

O ajuste é equilibrar a força do sinal RCA que o player manda com a capacidade de recepção deste sinal pelo amplificador. Praticamente todos amplificadores tem até 6V de sensibilidade de entrada – sempre verifique o manual. A partir desta base, temos os ajustes:

Player com 2V de tensão de saída (1/3 da sensibilidade de entrada do amplificador que é 6V), o ganho deve ficar 2/3 aberto, ou seja, 66%.

Player com 2,5V de tensão de saída, ganho em 58,4% de abertura, pois 2,5V é 41,6% de 6V.

Player com 4V de tensão de saída, ganho em 33% de abertura pois 4V é 2/3 de 6V.

Player com tensão de saída RCA de 6V também, o ajuste ganho deve ficar no ZERO.

Ganho aberto em excesso causa ruídos, reduz o tempo de vida útil dos produtos e aumenta significantemente chances de queima dos alto-falantes (principalmente tweeters) e do próprio amplificador. O famoso “parou ou queimou do nada” normalmente é oriundo deste ajuste feito de forma incorreta.

Por: Reinaldo Miyazaki

  • Fundador, projetista e co-proprietário da Audiophonic
  • Ex-diretor de suporte técnico da JL Audio e Focal no Brasil
  • Técnico em mecânica
  • Diretor de projetos da Audiophonic
  • Especialista em áudio HD automotivo

Comentários